segunda-feira, janeiro 30, 2006

Efeito ou Realidade?

"Serve extra chilled, at the Jazz Bar Montreux"
De: JWT

Novos Meios. Ideias Geniais II

Novos Meios. Ideias Geniais




sexta-feira, janeiro 27, 2006

O que fazia com tantos €

A questão prende-se unicamente em ajudar o maior número de pessoas (incluíndo eu). O resto apenas são sonhos e este espaço (no Esboço) é demasiado pequeno para expo-los.

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Criatividade quanto basta!

Agência: Leo Burnett, Bangkok

Dica de Pubmundo.
Sem palavras. Excelente.

Parece-me sexta

Hoje parece-me sexta-feira. Mas não a que vem depois de amanhã, mas aquela sexta antes de entrarmos nas féria de Verão e sabermos que vamos dormir até tarde, que nos vamos deitar ainda mais tarde e apreciar o fresco da noite.
Hoje é quarta e estou tão cansada que o que me vale é a força dos amigos, as boas notícias e saber que hoje vou adormecer antes sequer de por a cabeça na almofada.

terça-feira, janeiro 24, 2006

A concorrência é feroz


Já é antigo. Mas relembra a publicidade comparativa e feroz entre duas grandes marcas de bebidas. Coca-Cola vs Pepsi.

Post-it

Uma das grandes invenções e marcas do século XX





sábado, janeiro 21, 2006

"Both sides of intolerance"


De: Ethics & Citizenship Movement

Faz nos pensar...

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Há mais de 100 anos Online

Descobri esta frase no site da Papelaria Fernandes. É caso para dizer que a inovação já existe a mesmo muito tempo.

Texto de Apresentação:

"Bem vindo à Papelaria Fernandes.Há mais de 100 anos Online com a Inovação, no domínio do fornecimento de todas as necessidades em consumíveis de escritório e escolares e ainda para as actividades de projecto, construção, arquitectura e artes gráficas".

Um euro assegura noventa postos de trabalho

"Conceição Pinhão comprou por um euro a fabrica de confecções Afonso, livrando-se definitivamente dos alemães que queriam transferir para Lesta a produção, garantindo noventa postos de trabalho na zona insdustral de Paçô, em Arcos de Valdevez. Na manhã de ontem, Conceição Pinhão, a trabalhadora que desde Novembro de 2004 tem sido o rosto da luta pela manutenção de uma fábrica que apesar das dificuldades continua com uma boa carteira de encomendas, chamou a comunicação, em jeito de gratidão pública para com a sociedade em geral, para anunciar que «finalmente» a fábrica é dela, depois de na passada semana ter sido assinada a escritura de cedência, e que vai de novo encetar negociações, com empresários nacionais, para vender a quota ou então estabelecer uma parceria".

Por Paulo Gomes no Diário do Minho

sábado, janeiro 14, 2006

50 anos de história


A World Press Photo reuniu num site 50 anos de história. São imagens que nunca vamos esquecer.

Depois do 13

Vem o dia 14. Depois do maldito dia do azar vem a bonança.

Mas, nada aconteceu:
- O mundo não acabou,
- O holocausto não se deu,
- Continuamos em janeiro de 2006,
- Ontem não tive azar nenhum, até tive muita sorte a jogar "Sobe e Desce",
- Tive uma boa notícia,
- Passei por um gato preto e nada,

Pensando melhor, acho que até tive um bocadinho de azar. Não ganhei o Euro Milhões e pelos vistos mais ninguém o conseguiu. Ver aqui

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Sexta Feira – 13

O número 13 está rodeado de muita superstição. Quando se junta a uma sexta-feira, a crença ainda é maior. Acredita-se que é um dia de azar.

Qual é, então, a origem da superstição em volta do número 13?

“A associação com a sexta-feira vem da Escandinávia e refere-se a Frigga, a deusa da fertilidade e do amor. Quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, a lenda transformou Frigga em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Dizia-se que, para se vingar, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demónio, num total de 13 entes, para rogar pragas sobre os humanos. Isso serviu para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nem sequer existissem figuras malignas como o Diabo nessas culturas. Como a sexta-feira era um dia consagrado à deusa e, portanto, ao feminino, o advento do patriarcado fez com que esse dia fosse o escolhido para ser um dia amaldiçoado, como tudo o que dizia respeito às mulheres - a menstruação, as formas arredondadas, a magia, o humor cíclico, o pensamento não-linear etc.

A Última Ceia, portanto, é uma posterior releitura dos mitos originais, onde havia 13 à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, que ocorreu em uma sexta-feira. O 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus, exactamente como Loki foi o causador da morte do filho de deus.

A ideia do 13 como um indício de má sorte surge da concepção que o judaico-cristianismo tem da morte, que não é, necessariamente, a ideia que Jesus teria tido. Especula-se, inclusive, que Jesus, sendo um sábio iniciado, possa ter estipulado o número de pessoas à mesa em 13 precisamente por causa da magia do número. Nas cartas do tarô, o Arcano 13 é a carta da morte, até por uma possível associação com as letras hebraicas. Estudiosos da prática interpretam a carta como um sinal de mudanças de pontos de vista, de formas de viver, e profundas transformações internas e externas. Mesmo quando se refere à morte física, na concepção religiosa, esta não representa um fim em si mesma, afinal os povos antigos viam a morte como transmutação, uma passagem para outro mundo ou plano de existência, em geral com uma conotação evolutiva. Por esse motivo, as tradições de magia ocidental, como a Wicca (bruxaria moderna), sugerem o número de 13 participantes em rituais.”

Retirado do site: revistagalileu.globo.com
Fonte: Cláudia Hauy, socióloga

Eu não acredito nisso. Já tive um gato preto. Já passei por baixo de algumas escadas, etc e continuo cá :)

Frequency - 1º EP de Originais


A banda bracarense Frequency acaba de lançar o seu 1º EP de originais. Disco produzido por Miguel Pedro (Mão Morta) e gravado por Nuno Couto (Ex-Cosmic City Blues) e Nelson Carvalho.

Os Frequency vão apresentar-se em concerto no próximo Sábado dia 14 de Janeiro no Tertúlia Castelense em Castelo da Maia.

Podem aqui adquirir o EP por apenas 5€.

Ou então contactar:
uma alternativa - agenciamento e produção
Rui Portelinha - 91 650 84 07
Filipe Palas - 91 647 63 40

Vale a pena. São muito bons

terça-feira, janeiro 10, 2006

A Era do Alumínio

A Coca Cola resolveu criar 5 novas garrafas. Um excelente trabalho por parte de 5 agências de 5 continentes
A garrafa é reconhecida de imediato. O design actualiza-se.
Vejam aqui

Sapo Notícias


O Sapo lançou um motor de busca de Noticias. Resolvi experimentar e comparar com o Google News (também ele uma versão Beta). Pesquisei a palavra "Presidenciais".

2 Resultados no Sapo:

Cavaco orgulhoso com apoio de PSD, mas campanha é «pessoal»
TSF Online - ( Há 2 horas )

CORRECÇÄO Presidenciais: Soares faz ataque cerrado a capitalistas...
RTP - ( Há 12 horas )


2 Resultados no Google:

Eleições legislativas e presidenciais catalizam atenções da ...
AngolaPress - 12 horas atrás

Presidenciais: Cavaco Silva orgulhoso com apoio do PSD
Diário Digital - 13 horas atrás

Vantagens:
Ambos são bons. O Sapo tem a possíbilidade de escolher a fonte num menu pulldown. O Google apresenta a possibilidade de receber as noticias por email.

Escolha:
Difícil. Mas pessoalmente prefiro o Google.

"A Portuguesa" na PT


Mais uma vez se discute se a utilização do hino português num anúncio da PT é proibido ou não. No Blog de Publicidade diz: “Segundo o Código da Publicidade, a utilização do hino é aceitável, desde que isso não atente contra a dignidade do hino. Nada mais subjectivo.”

Subjectivo ou não, a questão, para mim, prende-se basicamente na multa ou não que a PT poderá pagar pela utilização (in)devida da Portuguesa. Mas como segundo uma outra coisa que li aqui, onde diz que a TMN processou 110,5 milhões* SMS de Natal, prevejo que não devem ter problema algum em pagar o que quer que seja



* Ora se a SMS custa 0,10 € x 110,5 milhões. Ok. Não cabe na máquina. É só fazer as contas. LOL

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Pingo Doce VS MiniPreço


O Pingo Doce tem uma campanha em que compara produtos iguais e revela que os preços ou são iguais ou mais baixos que a sua concorrente Minipreço. Discute-se se é possível esse tipo de publicidade e se não é um tipo de publicidade desleal e feia.
No Código da Publicidade - Decreto-Lei nº 61/97, de 25 de Março - SECÇÃO II - Artigo 16.º encontramos os seguinte:

Publicidade comparativa

1- É proibida a publicidade que utilize comparações que não se apoiem em características essenciais, afins e objectivamente demonstráveis dos bens ou serviços ou que os contraponha com outros não similares ou desconhecidos.
2- O ónus da prova sobre a verdade da publicidade comparativa recai sobre o anunciante.”


Visto que os produtos são absolutamente iguais, a publicidade não tem nada de desleal.

Vejam aqui

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Piada do Ano

Ontem, no café, uma amiga contava que tem um trabalho para fazer para a faculdade. Dizia que tem que comparar 1 jornal de agora e o mesmo de 1942 e que ambos sejam da primeira semana de Janeiro. Foi à biblioteca e fotocopiou 7 jornais de 1942 (dos dias 1 ao 7 de Janeiro do dito ano). Entregou a uma colega do grupo as cópias e ela ficou com os de agora.

SMS da colega: “Olá! Diz-me uma coisa: o Jornal é diário?”

Resposta da minha amiga via SMS: “É DIÁRIO”

Se fosse eu a responder: “ És burra ou não sabes ler? Se tens aí 7 jornais dos dias 1 ao 7, achas que é mensal? Olha lê lá o cabeçalho. Dâaahhh!!!!!”

Talk

Oh brother I can't, I can't get through.
I've been trying hard to reach you, 'cause I don't know what to do.

O brother I can't believe it's true.
I'm so scared about the future and I wanna talk to you.

Oh, I wanna talk to you.

You can take a picture of something you see. In the future, where will I be?

You could climb a ladder up to the sun, or write a song nobody has sung or do something that's never been done.

Are you lost or incomplete?
Do you feel like a puzzle you can't find your missing piece?

Tell me how you feel,
Well I feel like they're talking in a language I don't speak.
And they're talking it to me.

So you take a picture of something you see. In the future, where will I be?

You could climb a ladder up to the sun, or write a song nobody has sung or do something that's never been done.

Do something that's never been done.

[long instrumental]

So you don't know where your going and you wanna talk. But you feel like you're going where you've been before.
Tell anyone who listens that you feel ignored. And nothing's really making any sense at all.

Let's talk,
Lets talk.

Let's talk,
Let's talk
"Talk" - Colplay (Albúm X Y)